Cosud SP

Home » 9ª edição do Cosud discute ampliação do acesso à cultura e descentralização das atividades culturais
Share

9ª edição do Cosud discute ampliação do acesso à cultura e descentralização das atividades culturais

Grupo de Trabalho da Cultura, liderado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, abordou temas como otimização nos sistemas de fomento, construção de um ecossistema de gestão de dados e democratização do acesso à cultura

Na 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), iniciada nesta quinta-feira (19), o Grupo de Trabalho da Cultura se reuniu na sede da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo para discutir a ampliação do acesso à cultura e a descentralização das atividades culturais.

A secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton, conduziu a reunião junto com o secretário-executivo, Marcelo Assis. Também estavam presentes a secretária da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande, o secretário da Cultura do Espírito Santo, Fabricio Noronha, o subsecretário de Cultura de Minas Gerais, Igor Arci Gomes, a secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, e também a secretária da Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo.

Na reunião, os secretários falaram sobre medidas para descentralizar a cultura, como o desenvolvimento de ações conjuntas entre os estados, a identificação de informações que os conectam e o mapeamento de novos segmentos para serem fomentados.

“Precisamos ter ações concretas e promover o diálogo e trocas de experiências para construirmos uma política comum a todos nós. A cultura é uma grande potência em todos os estados e podemos identificar ações que nos conectem e tragam resultados efetivos”, destacou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton.

Durante apresentação do Sistema das Leis de Fomento do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas destacou a otimização dos sistemas de fomento, tendo em vista que um dos aspectos mais notáveis deste ano foi o aumento significativo nas inscrições em comparação com o exercício anterior, com um crescimento de 19,05%. Além disso, ao longo dos anos de 2020 a 2023, foram identificados grupos notáveis de proponentes.

Nesta sexta-feira (20), o Grupo de Trabalho da Cultura se reúne novamente, às 10h, para continuar as discussões referentes às políticas culturais de descentralização, incluindo também temáticas ligadas à qualificação e capacitação de profissionais e também ao engajamento social.