Cosud SP

Home » 9ª edição do Cosud discute estratégias e políticas públicas integradas para o Esporte
Share

9ª edição do Cosud discute estratégias e políticas públicas integradas para o Esporte

Liderado pela Secretaria de Esportes do Estado de SP, debates buscarão solidificar ações que desenvolvam o esporte e sua vocação

A Secretaria Estadual de Esportes de São Paulo vai conduzir os debates para a implementação de estratégias e políticas públicas esportivas entre os estados participantes da 9ª edição do COSUD – Consórcio de Integração Sul e Sudeste, realizado de 19 a 21 de outubro, na capital paulista. A pasta pretende potencializar as ações conjuntas nos próximos dez anos.

A proposta base consiste no diagnóstico e identificação das oportunidades de desenvolvimento esportivo e, posteriormente, na mensuração dos resultados e do impacto nas diversas áreas com sinergia. Para isso, o compartilhamento de dados e informações de políticas exitosas, a articulação entre as pastas de esportes e atores relevantes para o tema, o financiamento de pesquisas pelo consórcio e a parceria com instituições educacionais e de pesquisa estão entre as sugestões da Secretaria Estadual de Esportes.

“O esporte e o lazer precisam de mais políticas públicas consistentes que beneficiem a população. Podemos fazer isso de forma integrada, potencializando as vocações locais, de maneira transversal, cofinanciada pelas áreas de saúde, educação, assistência social, segurança pública, direitos humanos e muitas outras áreas”, comenta a secretária de esportes, Cel. Helena Reis.

Durante os três dias de evento, a pasta vai falar sobre “A importância da atividade física para a saúde”, “O Esporte como ferramenta de inclusão”, “Valores educacionais” entre outros (confira a programação no final do texto).

Nesta edição, o Grupo de Trabalho exclusivo (GT) de esportes contribuirá, além das discussões temáticas, para a elaboração de políticas públicas de curto (três anos), médio (cinco anos) e longo prazo (dez anos). O resultado desta política, segundo expectativa da Secretaria, é o fortalecimento do esporte, maior acesso à prática de atividades esportivas, formação cidadã de crianças e adolescentes, melhora nos índices de saúde e de qualidade de vida da população entre outros.

Confira a programação do GT de esportes:

19 de outubro
10 horas – Café da manhã de boas-vindas na Secretaria de Estado de Esportes (SEESP)
14h30 – Abertura do evento na Sala SP
15h30 – Palestra “Importância da atividade física para Saúde”, na Sala SP
16h30 – Palestra “O Esporte como ferramenta de Inclusão”, na Sala SP
17h30 – Palestra – “Valores Educacionais do Esporte”, Sala SP

20 de outubro
10h – Apresentação do SP Olímpico e seus benefícios como Política Pública, na Sala SP
11h – Apresentação de cada Estado sobre sua política pública e sugestões de ações consorciadas, na Sala SP
12h30 – Almoço na Sala SP
13h30 – Instalação do grupo de debates, Sala SP
15h – Fechamento Relatoria do Grupo, na Sala SP
19h – Coquetel com evento musical, na Pinacoteca

21 de outubro
10h – Encerramento do Evento e apresentação da carta São Paulo, na Sala SP