Cosud SP

Home » Avanços no comércio exterior e internacionalização são destaques em debates de gestores estaduais no Cosud
Share

Avanços no comércio exterior e internacionalização são destaques em debates de gestores estaduais no Cosud

Representantes do Sul e Sudeste debateram medidas para uma agenda colaborativa entre os sete estados

Os gestores estaduais que participaram do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Econômico na 9 ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), debateram o avanço de medidas conjuntas para tratar os gargalos do comércio exterior e melhoria no processo de exportação. As discussões no primeiro dia do encontro focaram em três pautas: internacionalização, regulagem de produtos e G20.

A secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Juliana Cardoso, apresentou a dinâmica e a proposta do GT. ‘’Aqui em São Paulo, temos uma forte diretriz do governador Tarcísio de Freitas para estimular o desenvolvimento, a dignidade e o diálogo, portanto essa troca de ideias com os demais estados que compõem o consórcio é enriquecedora para o crescimento de todos. ”

Em paralelo, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, se reuniu com secretários do mesmo segmento dos demais estados, assim como secretários-executivos ou adjuntos, para discutir assuntos como Reforma Tributária, Liberdade Econômica e Desoneração da Folha, pauta que contou com palestra do economista e ex-secretário da Receita Federal, Marcos Cintra. 

De acordo com Jorge Lima, por sugestão dos secretários de desenvolvimento de outros estados, será criado um fórum permanente visando trabalhar temas em comum. “A intenção é termos encontros frequentes para pautas de desenvolvimento econômico homogêneas e de interesse mútuo para atuarmos conjuntamente. Fiquei muito feliz com o encontro de hoje”, concluiu Lima.

Grupo de Trabalho

O primeiro tema discutido foi sobre internacionalização do bloco e medidas para tratar os gargalos do comércio exterior. As autoridades participantes compartilharam experiências e trouxeram propostas de melhoria no processo de exportação. Outro assunto foi a regulagem de produtos e a uniformização de regras para criar um padrão que possibilite melhor comercialização entre os estados.

O G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, também foi pauta. Os representantes apontaram o evento global como uma importante oportunidade de expor as boas práticas dos sete estados a nível internacional. Juntos os estados representam quase 70% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, o que demonstra a força dos estados e a representatividade na economia brasileira.        

 “É importantíssimo aproveitar esses dias de Cosud para discutirmos ações de internacionalização dos estados durante o G20. Vamos utilizar a oportunidade para traçar um plano com esse propósito”, destacou Marco Aurélio Rocha, secretário-executivo de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo.          

Durante o encontro, surgiram ainda novos temas a serem aprofundados, como a diversificação da economia e a importância da pesquisa e a inovação na conexão com o setor produtivo.

Nesta sexta-feira (20), o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Econômico se reúne novamente para aprofundar as discussões, a partir das 10 horas, no auditório da Pina Estação, no centro da capital paulista.