Cosud SP

Home » Ciência, Tecnologia e Inovação discute transformação digital no Cosud
Share

Ciência, Tecnologia e Inovação discute transformação digital no Cosud

Em sua 9ª edição, COSUD debaterá soluções compartilhadas e o desenvolvimento tecnológico dos estados participantes

A 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) será realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, na cidade de São Paulo, para promover o encontro de governadores e secretários de estado. Os debates sobre ações para fortalecer a cooperação entre os Governos e sobre políticas públicas de interesse comum dos estados serão realizados em prédios históricos localizados no centro da cidade – que abrigam equipamentos culturais – e no próprio Palácio dos Bandeirantes.

“A oportunidade de poder trocar experiências e boas práticas com as secretarias dos estados do sul e sudeste é muito enriquecedor. Na verdade, ciência, tecnologia e inovação é uma preocupação de toda a sociedade e compartilhar e propor ações conjuntas é muito proveitoso. Sair do Cosud com propostas conjuntas, com sinergia entre as secretarias da região será um grande ganho para a população, não somente das duas regiões, mas de todo o Brasil” comentou Vahan Agopyan, secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo ranking elaborado pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (CWTS, na sigla em inglês) da Universidade de Leiden, na Holanda, as 10 universidades com maior impacto científico no país estão nos estados do Cosud, confirmando a importância do bloco para o desenvolvimento tecnológico e científico do país. Todos os órgãos de Ciência, Tecnologia e Inovação dos estados participantes estarão na cidade lider de inovação do Brasil para discutir como desenvolver a área em conjunto.

A abertura e o encerramento, quando ocorrerá a leitura da Carta São Paulo, contarão com a presença dos governadores e autoridades. O restante da programação prevê a realização de 16 Grupos Temáticos (GTs) com os gestores estaduais, que ocorrem simultaneamente. Dois painéis dos GTs – de Segurança Pública e de Meio Ambiente – contarão, também, com a participação dos governadores. Haverá, ainda, diversas atividades culturais e gastronômicas.

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste foi criado em março de 2019 para fortalecer a cooperação entre os estados envolvidos, impulsionando ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil. Nesta edição, o tema será Meio Ambiente e Segurança Pública.

Mais informações e inscrições para as equipes de governos: https://sis.credenciaweb.com.br/master/inscricao/index.asp?eveId=106&ficId=73&insId=&tag=1&direction=next. Os interessados devem se inscrever no link e, já com sua inscrição confirmada no e-mail, poderão baixar e acessar o APP do Cosud em seu celular.