Cosud SP

Home » Cosud: estados debatem agenda de atração de investimentos para a nova economia
Share

Cosud: estados debatem agenda de atração de investimentos para a nova economia

Temas como transição energética, fortalecimento da indústria e chegada do 5G foram tratados

Durante o 9º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado em São Paulo, representantes das áreas de promoção de investimentos dos estados se reuniram para trocar experiências e debater a possibilidade de ações conjuntas em áreas estratégicas e novas formas de atrair investido privado.

“O encontro contribui para agregar conhecimento, avançar em áreas nas quais juntos somos mais fortes e debater sobre como podemos tirar o melhor proveito das vocações de cada estado”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes. A agência paulista de atração de investimentos, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), foi quem organizou o evento.

Um dos temas debatidos foi transição energética. A InvestSP tem trabalhado para incentivar a criação de uma cadeia de produção e distribuição de moléculas verdes, que reduziria as emissões de CO2 no setor de transportes, hoje, o que mais polui. As agências discutiram a viabilidade de promover medidas conjuntas para atrair investimentos focados na agenda sustentável e resiliente, como questões tributárias, de infraestrutura e logísticas.

Os demais estados também demonstraram interesse no projeto de São Paulo para acelerar a chegada do 5G. Em Minas Gerais, por exemplo, as iniciativas são coordenadas por outra área. Mas a Invest Minas se mostrou interessada em contribuir, até por entender que a chegada da tecnologia terá impacto direto na atração de investimentos.

Com a mobilização feita pelo TecnoCidades, programa criado no começo do ano, o número de cidades paulistas que atualizaram a lei das antenas, fundamental para que as operadoras invistam na infraestrutura da tecnologia, pulou de 61, em dezembro de 2022, para 207. Atualmente, 140 cidades no Estado contam com 5G.