Cosud SP

Home » Cosud: estados discutem combate à violência sexual nas escolas e soluções de TI contra fraudes e corrupção
Share

Cosud: estados discutem combate à violência sexual nas escolas e soluções de TI contra fraudes e corrupção

1º dia do Consórcio Sul e Sudeste é marcado por troca de experiências e busca por cooperação técnica entre os estados

A 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), teve início nesta quinta-feira (19), na Sala São Paulo, no centro da capital. A abertura foi realizada pelo Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A prevenção e o combate ao assédio sexual nas escolas foi o primeiro desafio apresentado no Grupo de Trabalho de Controladoria, Ouvidoria e Transparência. Os representantes dos sete estados apresentaram seus principais desafios e atuais estratégias.

O uso de novas tecnologias no combate a fraudes e corrupção também foi debatido, especialmente quanto à cooperação entre os membros, considerando a proteção dos dados e informações obtidos. O GT definiu a estratégia de trabalho para os próximos dias e firmou compromisso para dar continuidade nas atividades.

“Não podemos acreditar que em apenas três dias conseguiremos tratar todos os assuntos e desdobramentos que cada tema terá. É de suma importância definir metodologia e prioridades para que as discussões tenham resultados efetivos na hora de discutir políticas públicas”, afirmou o Controlador Geral do Estado, Wagner Rosário.

“Esse é o momento em que nos unimos para pensar qual o melhor modelo que atenda a todos os estados membros, considerando as diferentes realidades vividas por cada um. É preciso encontrar um ponto em comum para todos, que facilite de forma mais assertiva as tomadas de decisões para os gestores, ” reforçou o Controlador Geral Executivo, Roberto Viegas.

Para o segundo dia, o GT definiu uma divisão no grupo que irá facilitar a discussão de cada desafio, devendo, ao final, elaborar uma proposta de diretrizes conjuntas e políticas públicas relacionadas aos temas prioritários.