Cosud SP

Home » Desenvolvimento Econômico: ações conjuntas para gerar mais emprego e renda
Share

Desenvolvimento Econômico: ações conjuntas para gerar mais emprego e renda

Em sua 9ª edição, COSUD debaterá atuações cooperativas para o crescimento regional e melhoria no ambiente de negócios

A 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) será realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, na cidade de São Paulo, para promover o encontro de governadores e secretários do estado. Assim como na edição passada, em Belo Horizonte (MG), o compromisso dos sete estados que integram o consórcio na defesa de uma agenda colaborativa voltará a ter destaque, incluindo pautas do Desenvolvimento Econômico.

Juntos, os estados do Cosud representam quase 70% do Produto Interno Bruto do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que ratifica a importância do bloco nas estratégias para o crescimento econômico da região.

Dentro da programação, os secretários de Desenvolvimento Econômico dos sete estados participarão de um encontro com o objetivo de trocar experiências e discutir propostas de interesse comum. Jorge Lima, titular da pasta em São Paulo, será o anfitrião da reunião.

O Grupo de Trabalho vai abordar ações de impacto na geração de emprego e renda, empreendedorismo, competitividade, dentre outras pautas, como:

● reforma tributária e os pontos sensíveis para os setores produtivos da região;
● ações de incentivo à oferta de produtos e serviços, como a desoneração da folha;
● a construção de uma estratégia de posicionamento do bloco visando ao fortalecimento do consórcio;
● medidas de liberdade econômica, para desburocratizar e simplificar processos com objetivo de melhorar o ambiente de negócios.

A Invest SP – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – e a Desenvolve SP – agência de fomento do governo paulista, instituições vinculadas à SDE, também participarão do evento.

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste foi criado em março de 2019 para fortalecer a cooperação entre os estados envolvidos, impulsionando ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil. Nesta edição, o tema será Meio Ambiente e Segurança Pública.