Cosud SP

Home » Esporte como ferramenta de inclusão foi tema no primeiro dia do Cosud
Share

Esporte como ferramenta de inclusão foi tema no primeiro dia do Cosud

Grupo de trabalho temático busca identificar oportunidades conjuntas de desenvolvimento esportivo e mensurar resultados de políticas integradas na área

A primeira rodada de debate do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) com o grupo temático de esportes, iniciada nesta quinta-feira (19), foi dedicada a exposições e estudos focados na importância da atividade física e no esporte como ferramenta de inclusão.

Até sábado, o grupo de trabalho de esportes estará dedicado em diagnosticar e identificar as oportunidades de desenvolvimento esportivo e na mensuração dos resultados de políticas integradas entre os participantes do consórcio.

“Temos um grupo de trabalho forte e determinado a valorizar o esporte e toda a cadeia que ele movimenta. Seguiremos com as discussões, compartilhando experiências e cases para, enfim, apresentar uma proposta integrada de desenvolvimento do nosso esporte”, afirmou a secretaria de Estado de Esportes, coronel Helena Reis.

A atividade física e sua promoção em políticas públicas sólidas, que resultam na melhora da saúde da população, foi o primeiro tema de exposição.

Consenso entre os Estados, o esporte é, sem dúvida, a ferramenta de transformação de vidas. Na base, forma-se o caráter, que é premissa básica para o estágio seguinte, o da introdução competitiva. A construção do atleta depende de condições multifatoriais. No alto rendimento, o esporte tem, fundamentalmente, a missão de inspirar, de ilustrar, de brotar na mente dos mais jovens a aspiração de vencer na vida, de mudar a própria trajetória e a de quem o rodeia.