Cosud SP

Home » Estados do Sul e Sudeste miram desburocratização e mais serviços digitais para a população
Share

Estados do Sul e Sudeste miram desburocratização e mais serviços digitais para a população

Primeiro dia do Cosud conta com discussão sobre modernização administrativa, integração de sistemas e digitalização

Ampliar a quantidade e a qualidade dos serviços digitais na gestão pública e a desburocratização de processos que facilitam a vida da população são algumas das principais propostas do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que está reunido em São Paulo. Os debates e discussões de propostas envolvem 21 Grupos Temáticos (GTs), entre eles o de Desburocratização, Inovação e Tecnologia, com participação das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e Gestão e Governo Digital de São Paulo.

Durante o GT de Desburocratização, Inovação e Tecnologia, representantes de sete Estados avaliaram a oferta atual de serviços digitais como Login Único; Sistema Estruturante de Trânsito; Sistema Estruturante de Recursos Humanos; Assinaturas Digitais; Prova de Vida Digital; Esteira de Automação de Serviços (BPMS); Gestão Eletrônica de Documentos; Gestão de Conteúdos (CMS); Sistema de Estrutura Organizacional e App Único (Servidor e Cidadão). A ideia é pensar como melhorar cada um desses serviços, com soluções que melhorem o acesso para a população

“Nesse primeiro dia, nosso grupo de trabalho irá abordar os temas de ciência, tecnologia e transformação digital. Hoje, todos os estados estão trabalhando nos principais temas que desenvolvem, que são importantes e comuns entre eles. A ideia é que tenhamos soluções e uma visão para cada um desses temas incluídos. No nosso próximo encontro, esperamos ter soluções aplicadas na prática para melhorar a vida dos cidadãos”, disse Thiago Waltz, subsecretário de Governo Digital de São Paulo.

Nesta sexta (20) o grupo continua a discussão sobre os serviços digitais e entre no assunto de tecnologia e inovação. “A oportunidade de poder trocar experiências e boas práticas com as secretarias dos estados do sul e sudeste é muito enriquecedora. Sair do Cosud com propostas conjuntas, com sinergia entre as secretarias da região será um grande ganho para a população, não somente das duas regiões, mas de todo o Brasil”, declarou Vahan Agopyan, secretário paulista de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste foi criado em março de 2019 para fortalecer a cooperação entre os estados envolvidos, impulsionando ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil. A programação completa está disponível no site https://www.cosud.sp.gov.br/ .