Cosud SP

Home » Grupo de trabalho de Desenvolvimento Econômico define estratégias que visam promover o crescimento conjunto
Share

Grupo de trabalho de Desenvolvimento Econômico define estratégias que visam promover o crescimento conjunto

Divididos em dois locais, representantes dos sete estados debatem reforma tributária, internacionalização,  rotulagem de produtos e liberdade econômica

As discussões para promover o Desenvolvimento Econômico seguiram neste segundo dia de Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O debate reuniu secretários, secretários-executivos ou adjuntos dos estados que integram o grupo. Reforma tributária, desoneração de folha e liberdade econômica foram alguns dos temas de destaque. Ao mesmo tempo, no auditório da Estação Pina, equipes técnicas do Grupo de Trabalho (GT) avançaram as conversas sobre internacionalização, comércio exterior e rotulagem de produtos.

“Queremos nos reunir com mais frequência para que as ações de interesse comum possam ser viabilizadas de forma mais rápida. Até agora, muitas boas ideias já foram compartilhadas e certamente vão agregar demais para todos os estados do grupo”, diz Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Na sala do GT, Bruno Costa, superintendente de relações internacionais do Rio de Janeiro, apresentou um panorama do G20 e suas oportunidades. “É uma porta importante para mostrarmos ao mundo que aqui temos uma matriz sustentável, que estamos à frente na transição energética, pode ser uma boa linha condutora para o fortalecimento das relações internacionais”, pontuou a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Juliana Cardoso.

Na parte da manhã, o GT se dividiu em duas equipes. Uma delas focada na regulagem de produtos, e outra, na internacionalização. Também foi discutida a criação de um subgrupo para discutir o comércio exterior. “Percebemos que a facilitação do comércio exterior é uma pauta inerente a todos os estados. Nossos colegas de Minas Gerais trouxeram a ideia do subgrupo e prontamente enxergamos a necessidade de trabalharmos especificamente esses assuntos”, diz Thiago Nogueira, subsecretário de ações institucionais e comércio exterior da Secretaria de Negócios Internacionais.

Com as prioridades estabelecidas, na parte da tarde, os trabalhos foram concluídos para a construção do relatório final, apresentado aos secretários de estado.

No sábado (21), será o encerramento do evento com a leitura da Carta São Paulo, documento que resume todo o trabalho realizado durante os três dias de interação entre os estados.