Cosud SP

Lista de museus e teatros

Pinacoteca
Descrição do Local

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Ocupa um edifício construído em 1900, no Jardim da Luz, centro de São Paulo, que foi projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios.

Programação de 19 a 21 de outubro

Marta Minujín: Ao vivo. A exposição desdobra-se em diferentes momentos da carreira da artista, com projetos imersivos e obras questionadoras, vibrantes e interativas. Ao articularem cor, som e movimento, Marta torna sinestésica e lúdica a experiência política da arte.

Pina Estação

Descrição do Local

A Pina Estação ocupa o prédio do antigo Armazém Central da Estrada de Ferro Sorocabana, um amplo edifício construído em 1914 por Ramos de Azevedo e que foi também sede do Departamento de Ordem Política e Social (DEOPS) entre 1942 e 1983. Em 2004 o edifício foi totalmente reformado pelo arquiteto paulistano Haron Cohen para receber parte do programa de exposições temporárias e escritórios da Pinacoteca de São Paulo.

Programação de 19 a 21 de outubro

Jarbas Lopes. Um panorama de obras gráficas, de maior autonomia plástica, de Jarbas Lopes, incluindo projetos inéditos.

Pina Contemporânea

Descrição do Local

A Pinacoteca Contemporânea se soma ao conjunto de edifícios da Pinacoteca de São Paulo, que hoje é composto pela Pinacoteca Luz e Pinacoteca Estação. É um espaço com praça pública para atividades artísticas e culturais, duas galerias para exibição de obras em grandes formatos, ateliês para atividades educativas, Biblioteca e Centro de Documentação e Memória (CEDOC), além de loja, auditório, mirante e espaço de acolhimento.

Programação de 19 a 21 de outubro

Antonio Obá: Revoada. Com temáticas sobre a infância, a exposição se volta para a trajetória do artista com um conjunto de pinturas e instalação inédita.

Museu da Língua Portuguesa

Descrição do Local

O Novo Museu da Língua Portuguesa está de volta com novas experiências para um contato emocionante com o nosso idioma. O museu abriu ao público pela primeira vez em 2006, tendo escolhido como casa a cidade de São Paulo, que abriga a maior população de falantes da língua portuguesa em todo o mundo. A Estação da Luz foi um dos principais pontos de passagem dos imigrantes que chegavam ao país e, até hoje, é um espaço dinâmico de contato e convivência entre várias culturas e classes sociais, abrigando sotaques vindos de todas as partes do Brasil.

Programação de 19 a 21 de outubro

Exposição Principal. A língua é o que nos faz humanos, é o que nos permite viver em sociedade e criar. Em nossa nova exposição principal, exploramos a língua portuguesa falada por 260 milhões de pessoas no mundo em sua história, suas influências e em como é elemento fundamental da nossa identidade cultural. Um museu totalmente diferente. Se você já conhecia o Museu da Língua Portuguesa, vai perceber que boa parte do conteúdo foi renovado e passou a refletir criticamente sobre a sociedade, seus conflitos e suas novas perspectivas, traduzidas em experiências novas e inquietantes. O mesmo museu de antes. A exposição principal continua convidando o visitante a aprender sobre a língua portuguesa por meio de instalações interativas e lúdicas. O Beco das Palavras e a Praça da Língua, duas das experiências mais queridas do público, foram mantidas – e renovadas com nova tecnologia.

Memorial da Resistência

Descrição do Local

O Memorial da Resistência tem como missão a valorização e a preservação das memórias da repressão e da resistência políticas no Brasil republicano, especialmente no período da ditadura civil-militar. Este trabalho é realizado por meio da educação, da pesquisa e da organização de exposições temáticas. O principal objetivo do memorial é a defesa da cidadania, da democracia e dos direitos humanos. Entre 1940 e 1983, funcionava no local o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops-SP), uma das polícias políticas mais truculentas do país. Por isso, nossa sede tem enorme valor histórico e simbólico.

Programação de 19 a 21 de outubro

A Exposição de Longa Duração apresenta ao público o que restou de seu espaço carcerário (DEOPS/SP), composto por 4 celas, o corredor principal e o corredor do banho de sol. O edifício que hoje abriga o Memorial da Resistência sediou, por mais de quatro décadas, o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP. A exposição de longa duração apresenta ao público o que restou de seu espaço carcerário, composto por 4 celas, o corredor principal e o corredor do banho de sol.

Museu das Favelas

Descrição do Local

O Museu das Favelas é um equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, sediado no Palácio dos Campos Elíseos, edifício tombado e localizado no centro da capital. Gerido pela organização social de cultura IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, o Museu, que nasce de um processo colaborativo com pessoas que vivenciam o cotidiano das favelas, é um ambiente de pesquisa, preservação, produção e comunicação das memórias e potências criativas das favelas brasileiras. Aberto a todos os públicos, propõe uma viva programação cultural e educativa, exposições, Centro de Referência, Biblioteca e Centro de Empreendedorismo, além de um amplo espaço de convivência no jardim.

Programação de 19 a 21 de outubro

FAVELA-RAIZ é uma ocupação-manifesto, composta de cinco partes – três internas e duas externas – que nos levam aos fundamentos da formação da identidade das pessoas que habitam esses territórios: a ancestralidade, as mulheres, a força do trabalho e os abrigos materiais e afetivos.
Na área externa, uma das instalações sintetiza a história do Palácio Campos Elíseos, enquanto a outra, do artista Paulo Nazareth, rememora a intelectual Maria Beatriz Nascimento. Internamente, esculturas tecidas em crochê, da artista Lidia Lisbôa, elaboradas por mulheres da vizinhança num processo de conexão do trabalho têxtil com o artístico, colorem e aquecem este espaço. Uma instalação audiovisual sensorial propõe o despertar de memórias afetivas a partir de imagens e de toda a pulsação de vida que existe nas favelas. O desfecho do percurso é uma criação sonora exaltando os diferentes modos de se pensar a beleza, agora mais plural e periférica do que os espelhos dos salões a refletiam, em séculos passados.

Sala São Paulo

Descrição do Local

A Sala São Paulo é a sala de concertos onde ocorrem apresentações sinfônicas e de câmara da OSESP, uma das principais orquestras da América Latina. Faz parte do Complexo Cultural Júlio Prestes, na antiga Estação Júlio Prestes, uma histórica estação ferroviária.

Programação de 20 de outubro

Nuno da Rocha
Inferno – Concerto para Multi-instrumentista, Coro e Orquestra [Coencomenda SP-LX Nova Música]
Wolfgang A. MOZART
Sinfonia nº 36 em Dó Maior, KV 425 – Linz
Richard STRAUSS
As Travessuras de Till Eulenspiegel, Op.28

Museu de Arte Sacra

Descrição do Local

O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969 e sua instalação data de 29 de junho de 1970. A partir desta data, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração, e onde, desde 1999, está exposto o acervo de presépios do museu.

Programação de 19 e 21 de outubro

Sem Hierarquias é um compilado de três séries autorais distintas, oferece uma visão multifacetada da diversidade caracterizada por sua diferença, distinção, variedade e possibilidade de discordância. “A Revolução Industrial e especialmente os meios de comunicação, foram os grandes agentes impulsionadores da diversidade instaurando, juntamente com outros veículos, uma cultura de massa. A arte não ficou imune a essa contaminação e a essa heterogeneidade que passaram a fazer parte da sua linguagem”, define a curadora. A reprodutibilidade facilitada por novos recursos técnicos expandiu o escopo da pesquisa e produção de imagens, permitindo que diversas fontes coexistissem harmoniosamente. A arte, outrora restrita a uma hierarquia rígida, ganhou liberdade para afirmar seus valores não-lineares, advindos de diferentes períodos e vozes.

Theatro Municipal de São Paulo

Descrição do Local

O Theatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes centros culturais do Brasil. Inaugurado em 1911, é um dos maiores teatros da América Latina e apresenta uma programação variada, incluindo óperas, concertos, balés e peças de teatro. O edifício, de arquitetura renascentista e barroca, é um dos símbolos da cidade de São Paulo.

Programação

Programação não identificada

Teatro Sérgio Cardoso

Descrição do Local

O Teatro Sérgio Cardoso é um dos mais importantes palcos de São Paulo. Inaugurado em 1980, o teatro é referência no cenário cultural paulistano e nacional, e se destaca por abrigar grandes musicais e espetáculos de dança, além de algumas das mais relevantes premiações do setor.

Programação

ELIS, A MUSICAL. Sucesso de bilheteria visto por mais de 100 mil espectadores, o premiado espetáculo “Elis, A Musical”, volta aos palcos de São Paulo em uma edição especial comemorativa de 10 anos. Com novidades no elenco, figurino e cenografia, o musical promete emocionar, mais uma vez, os espectadores, recriando os momentos mais marcantes da carreira e trajetória pessoal da cantora gaúcha e apresentando mais de 50 obras musicais que se tornaram grandes sucessos na voz da artista.

Teatro São Pedro

Descrição do Local

O Teatro São Pedro é um dos mais importantes teatros de São Paulo. Inaugurado em 1917, o teatro está localizado no centro de São Paulo, na Praça Antônio Prado, e tem capacidade para 1.260 pessoas. O espaço é utilizado para apresentações de ópera, balé, música clássica e teatro. O Teatro São Pedro é uma importante referência cultural para a cidade de São Paulo e contribui para a democratização da arte e da cultura.

Programação

Não identificada

Centro de Memória do Circo

Descrição do Local

O Centro de Memória do Circo (CMC), vinculado à Secretaria Municipal de Cultura (SMC) da Prefeitura Municipal de São Paulo, é a única instituição de toda a América Latina consagrada exclusivamente à memória e cultura do circo. Localizado no Largo do Paissandu, um dos mais importantes sítios históricos do circo brasileiro, o CMC foi fundado em 2009, com a missão de reunir, preservar, pesquisar, refletir e difundir a memória e a cultura circense.

Programação

Não identificada

Museu Judaico

Descrição do Local

O Museu Judaico de São Paulo é um museu dedicado à história e cultura judaica. Inaugurado em 2021, o museu está localizado no centro da cidade e conta com exposições permanentes e temporárias sobre a cultura judaica no Brasil e no mundo. O museu é uma importante referência cultural para a cidade de São Paulo e contribui para a promoção da diversidade e da tolerância.

Programação

A exposição “Marcelo Brodsky: Exílios, Escombros, Resistências” é uma retrospectiva da carreira do fotógrafo argentino cuja obra tem desde de sempre uma forte carga política. Com curadoria do crítico Márcio Seligmann-Silva, os trabalhos tocam temas sensíveis como memória, resistência e direitos humanos por meio de fotografias, vídeos e instalações.

Casa do Povo

Descrição do Local

A Casa do Povo é um centro cultural localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo. Inaugurada em 1980, a Casa do Povo é um espaço de cultura e arte que promove a diversidade e a inclusão. A Casa do Povo oferece uma programação variada, incluindo exposições, performances, cursos, workshops e atividades comunitárias. O espaço também abriga um centro de documentação e pesquisa sobre a cultura popular brasileira.

Programação

A exposição MANTO EM MOVIMENTO torna visível o longo processo coletivo que sustenta o reencontro de Glicéria Tupinambá – artista, ativista, professora e intelectual, natural da aldeia da Serra do Padeiro – com sua ancestralidade por meio da confecção dos mantos. Sonhos, mapas, iconografias, textos, viagens povoam o quebra-cabeças que a artista vem compondo junto ao seu povo e que será compartilhado com o público na Casa do Povo. Por meio de uma expografia investigativa, a ativação nos acervos da Casa materializa este percurso em grandes painéis que funcionam como verdadeiros mapas do tesouro

Biblioteca Mário de Andrade

Descrição do Local

A Biblioteca Mário de Andrade é uma das mais importantes bibliotecas do Brasil. Fundada em 1925, é a maior biblioteca pública de São Paulo e a segunda maior biblioteca pública do país. O seu edifício-sede, localizado no centro da cidade, é considerado um dos marcos arquitetônicos do estilo art déco na cidade. A biblioteca possui um acervo de mais de 2 milhões de itens, incluindo livros, periódicos, manuscritos, mapas, partituras, discos, fotografias e documentos históricos. Oferece diversos serviços, como empréstimos, consulta ao acervo, cursos, palestras e exposições.

Programação

Não identificada

Centro de Referência da Dança

Descrição do Local

O Centro de Referência da Dança é um equipamento público da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo que promove a interação e o diálogo entre as poéticas e estéticas na multiplicidade das artes em relação à cadeia produtiva da dança: pesquisa, criação, difusão e formação. Espaço relevante para a dança na cidade, refletindo uma ótica de política pública inovadora no que diz respeito ao seu formato de gestão compartilhada que, em conjunto com a Cooperativa Paulista de Dança, através do projeto Transversalidades.

Programação

Não identificada

Casa das Rosas

Descrição do Local

A Casa das Rosas é um casarão no estilo clássico francês, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo. É dedicado a diversas manifestações culturais, com enfoque em literatura e poesia. É um dos edifícios remanescentes da época característica da ocupação inicial de uma das principais vias da cidade. A casa foi construída em 1935, por Felisberto Ranzini, para a família de Ramos de Azevedo, um dos mais importantes arquitetos do Brasil. Foi habitada pelos herdeiros de Ramos de Azevedo até meados dos anos 1980.

Programação

Não identificada

Museu da Diversidade Sexual

Descrição do Local

O Museu da Diversidade Sexual de São Paulo é um museu dedicado à cultura e à história da população LGBT no Brasil. Foi criado em 2012, pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e está localizado na estação República do Metrô. O museu conta com um acervo que inclui obras de arte, fotografias, documentos históricos e objetos pessoais. Suas exposições abordam temas como a luta pelos direitos LGBT, a cultura queer e a diversidade sexual no Brasil.

Programação

Não identificada

MASP

Descrição do Local

O MASP foi fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand. O edifício do museu foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi e é considerado um marco da arquitetura moderna brasileira. O MASP possui um importante acervo de obras de arte, incluindo pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias. O acervo inclui obras de artistas de todo o mundo, desde a antiguidade até o presente. O MASP é um importante centro cultural da cidade de São Paulo. O museu oferece uma variedade de programas e atividades, incluindo exposições, cursos, palestras e workshops.

Programação

O MASP em colaboração com o Kode Bergen Art Museum organiza uma grande exposição coletiva intitulada Histórias indígenas. A mostra ocupa as galerias do primeiro andar e do segundo subsolo do MASP entre 20 de outubro de 2023 a 25 de fevereiro de 2024; em seguida, viaja para o Kode, de 26 de abril a 25 de agosto de 2024. A exposição apresentará diferentes perspectivas sobre as histórias indígenas da América do Sul, América do Norte, Oceania e Escandinávia, por meio da arte e da cultura visual, com a curadoria de artistas e pesquisadores indígenas ou de ascendência indígena, reunindo obras de várias mídias e tipologias, origens e períodos, desde o período anterior à colonização europeia até o presente.