Cosud SP

Home » Turismo debate governança, inclusão e inteligência de mercado no 1º dia do Cosud
Share

Turismo debate governança, inclusão e inteligência de mercado no 1º dia do Cosud

Representantes do Turismo dos estados do Sul e Sudeste iniciam reflexão sobre indicadores de sustentabilidade do setor

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) coordenou o primeiro dia de atividades do Grupo de Trabalho (GT) com representantes dos estados do Sul e Sudeste, onde foram abordados os temas sobre sustentabilidade, governança, inclusão e inteligência de mercado na área de Turismo. Cerca de 30 pessoas participaram do GT.

“O Cosud é um evento muito importante para a troca de experiências, principalmente para o turismo entre os Estados. A Setur-SP está de portas abertas assim como o turismo no estado de São Paulo”, disse Roberto de Lucena, secretário de estado de Turismo de São Pualo.

O professor Sidnei Raimundo, da Universidade Paulista (USP) liderou o encontro e trouxe a reflexão sobre a sigla ESG, em inglês “Environment, Social and Governance” (ambiental, social e governança), usada para se referir às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Na prática, o termo pode ser usado para dizer o quanto um negócio busca formas de minimizar seus impactos no meio ambiente e construir um mundo mais responsável.

Sidnei falou ainda sobre sustentabilidade, energia renovável, e como pensar em um turismo mais adequado e sustentável. “Precisamos pensar em como ajustar o Plano de Ação do Turismo respeitando os limites da natureza, dos ambientes, principalmente em como esse plano garanta a inclusão”, explicou o professor.

No encontro foi apresentado o Projeto do Observatório do Turismo dos estados do Sul e Sudeste, que é um monitorar de indicadores com foco no impacto econômico do Turismo. A iniciativa já vem sendo discutida previamente em encontros virtuais com representantes dos órgãos oficiais de turismo. O grupo de trabalho debateu os dados do setor e seus impactos, trazendo benefícios tanto a nível econômico como ambiental e sociocultural.